Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos vai rever contrato com fábrica de armas
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, pretende rever o acordo que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinou com a Taurus, no valor de R$175,7 milhões, para a modernização das instalações da fabricante de armas brasileira.
Em entrevista à Folha, explicou que o contrato vem do Governo Bolsonaro, mas deverá ser revisto, uma vez que o Governo Lula tem se posicionado contra o armamento da população brasileira. “Os recursos do FNDCT estão congelados e vamos reavaliar esses contratos”, afirmou Luciana, sem explicar o motivo da diretoria da Finep ainda ser da gestão Bolsonaro, já que ela anunciou a composição da nova diretoria que ainda não foi nomeada pela Casa Civil da Presidência da República.
A ministra também antecipou que o presidente Lula deverá anunciar brevemente quando passar pelo Recife a publicação de um decreto que irá reativar a fábrica de semicondutores (chips) da Ceitec S/A,, instalada em Porto Alegre (RS), mas que desde o Governo Bolsonaro se encontra em processo de extinção, num momento em que o mundo revê suas prioridades industriais para não ficar mais dependente apenas do que for fabricado pela Ásia.
Fonte: Blog do Magno Martins