Sem categoria

Igreja Católica alemã aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo e diaconato para mulheres

A Igreja Católica da Alemanha encerrou um projeto histórico de renovação ao concordar com uma série de reformas, incluindo a bênção de casamentos entre pessoas do mesmo sexo e a permissão de diáconas, mesmo sob o risco de irritar o Vaticano. Bispos, padres, freiras e representantes leigos da Igreja se reuniram em Frankfurt de 9 a 11 de março para a última assembleia do “Caminho Sinodal” da Alemanha, um processo lançado em 2019 em resposta ao escândalo de abuso sexual clerical.

Cerca de 200 representantes (delegados) votaram em 15 questões separadas, entre as quais a de maior destaque foi o acordo, aprovado de maneira esmagadora, para ordenar mulheres ao diaconato. Os diáconos podem ajudar os padres durante a missa, realizar batismos e abençoar casamentos.

A decisão final sobre a permissão de diáconas, contudo, cabe ao Papa Francisco. Os delegados em Frankfurt não chegaram a votar a favor de padres do sexo feminino, uma questão ainda mais controversa. Os participantes do “Caminho Sinodal” também apoiaram a oferta de bênçãos para casais do mesmo sexo, desafiando o Vaticano, que considera a homossexualidade um pecado.

Crucialmente, a medida foi apoiada pela maioria dos bispos alemães, que têm autoridade para realizar as cerimônias em sua diocese sem a aprovação do Vaticano. O resultado foi saudado pelo chefe da Conferência Episcopal Alemã, Georg Baetzing, como um resultado “muito bom”. Bênçãos para relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo já são oferecidas na Alemanha por alguns padres católicos, mas a demonstração pública de apoio provavelmente encorajará mais cerimônias desse tipo.

Fonte: Patosonline.com

Mário Martins

Mário Martins, durante toda sua vida procurou defender os menos favorecidos, os pescadores, os moradores do bairro, moto-taxistas e os homens e mulheres do campo. Com seu Blog, tenta informar Afogados-PE e região sobre os principais acontecimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Envie sua Notícia