Humberto Costa aciona TCU para pedir apreensão do terceiro kit de joias sauditas recebido por Bolsonaro
O senador Humberto Costa (PT) entrou com representação no Tribunal de Contas da União e no Ministério Público Federal para pedir a investigação sobre a terceira caixa de joias sauditas em posse de Jair Messias Bolsonaro.
O novo pacote de preciosidades foi revelado nesta terça-feira (28), em reportagem do Estadão, e tem valor estimado de R$ 500 mil.
A nova caixa de joias contém um relógio Rolex, abotoaduras, anéis e um objeto religioso feito de ouro branco cravejado em brilhantes.
Segundo a reportagem, o pacote está num galpão que guarda outros materiais que Bolsonaro levou ao deixar a Presidência da República.
“Estou pedindo ao TCU que, a exemplo do que já ocorreu anteriormente, determine a apreensão dessa nova caixa de itens luxuosos“, disse o senador do PT em publicação nas redes sociais.
Recentemente, Bolsonaro foi obrigado a devolver o segundo pacote de joias sauditas a ser descoberto em sua posse. O presente também era avaliado em meio milhão.
Antes disso, Bolsonaro tentou receber o primeiro kit de objetos sauditas, avaliados em mais de R$ 16 milhões. Este, por sua vez, foi retido junto pela Receita Federal ao entrar no Brasil, e não chegou nas mãos do ex-presidente.
TERCEIRO PACOTE DE JOIAS SAUDITAS
A terceira caixa de joias teria sido entregue em mãos a Bolsonaro por autoridades sauditas durante uma viagem oficial a Doha, no Catar, e em Riade, na Arábia Saudita, entre os dias 28 e 30 de outubro de 2019.
O novo kit contém:
- Um relógio Rolex;
- Uma caneta da marca Chopard prateada;
- Um par de abotoaduras em ouro branco, com um brilhante cravejado no centro;
- Um anel em ouro branco com um diamante no centro e outros em forma de “baguette” ao redor;
- Uma masbaha (um tipo de rosário árabe), feito de ouro branco e com pingentes cravejados em brilhantes.
No encontro, Bolsonaro participou de um almoço oferecido pelo rei saudita Salma Bin Abdulaziz Al Saud. Durante a conversa, o brasileiro afirmou que possuía “certa afinidade com príncipe herdeiro Mohammed bin Salma, e que todo mundo gostaria de passar uma tarde com ele, “principalmente as mulheres”.
Fonte: JC