Brasil

Frente Parlamentar busca garantir Transnordestina para Pernambuco

Contribuir na luta pela retomada do ramal Salgueiro-Suape da ferrovia Transnordestina é o objetivo de uma Frente Parlamentar instalada nesta terça, na Assembleia Legislativa. No ano passado, o Governo Federal anunciou um novo traçado para o projeto que pretende levar 30 milhões de toneladas de minério e grãos partindo do município de Eliseu Martins, no Piauí. Com a mudança, apenas a rota até o Porto de Pecém, no Ceará, será construída.

Coordenador da Frente, o deputado João Paulo, do PT, acredita que é essencial garantir que a malha ferroviária inclua Pernambuco. “Salgueiro-Suape é 200 km a menos do que Pecém. Entendemos que isso foi uma decisão política de retaliar e mais uma vez uma grande decisão de prejudicar e muito o desenvolvimento de Pernambuco. Nós temos um momento importante porque tanto o Governo passado como o atual Governo defende essa tese. Hoje nós temos uma unidade dos partidos, da força, de todos os deputados que compõem a frente e dos trabalhadores da sociedade pernambucana”.

Parlamentares que compõem a Frente ressaltaram a geração de emprego e renda e melhoria das condições logísticas e de mobilidade no Estado. A deputada Rosa Amorim, do PT, defendeu que o grupo discuta também o impacto ambiental da construção. Renato Antunes, do PL, apontou a diversidade partidária na composição do grupo como uma demonstração da importância do tema para Pernambuco. Waldemar Borges, do PSB, sugeriu chamar representantes do Governo diretamente envolvidos para traçar um diagnóstico da situação.

Representante do Sindicato dos Ferroviários presente à reunião de instalação, Sérgio Almeida pediu providências para revogar um aditivo de contrato que proíbe qualquer obra relacionada à Transnordestina em Pernambuco enquanto se constrói o ramal de Pecém, com previsão de prazo de sete anos. Rodrigo Novaes, do PSB, sugeriu que se estude a possibilidade de ingressar com uma ação judicial para derrubar esse aditivo.

A reunião de instalação teve ainda a participação dos deputados Jarbas Filho e José Patriota, do PSB, Gilmar Júnior, do PV, e Joãozinho Tenório, do Patriota. O grupo deve realizar reuniões quinzenais. De acordo com o coordenador João Paulo, a agenda de trabalho deve ser montada após reunião com representantes dos governos Federal e Estadual e bancada de Pernambuco no Congresso Nacional.

Fonte: PN Noticias

Mário Martins

Mário Martins, durante toda sua vida procurou defender os menos favorecidos, os pescadores, os moradores do bairro, moto-taxistas e os homens e mulheres do campo. Com seu Blog, tenta informar Afogados-PE e região sobre os principais acontecimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Envie sua Notícia