Economia

Envio da declaração do Imposto de Renda é liberado com mudanças na prioridade para receber restituição

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 começa a partir desta quarta-feira (15). Neste ano de 2023, os contribuintes terão um prazo maior para prestar as contas com o Leão, podendo enviar a declaração à Receita Federal até o dia 31 de maio. O programa para declaração do Imposto de Renda já está disponível.

A Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações dentro do prazo estipulado. Segundo a instituição, o uso da declaração pré-preenchida deve ser ampliado, alcançando 25% dos contribuintes.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PE), Dorgivânia Arraes, a antecipação da organização dos documentos ajuda o contribuinte a entregar a declaração dentro do prazo estabelecido, tendo em vista que, caso não encontre algum comprovante, ele terá tempo para requerer na fonte que emitiu.

Cabe relembrar que quanto antes o contribuinte entregar a declaração, mais rápido será ressarcido quando os lotes começarem a ser liberados.

“É preciso ter em mãos comprovante de pagamento de despesas dedutíveis (plano de saúde, despesas médicas, despesas com educação e previdência, do titular e dos dependentes), documentos relacionados a dívidas e ônus e documentos de rendas variáveis, caso tenha aplicação”, explica. 

Entre os dados e documentos que o contribuinte precisa organizar estão: informações gerais próprias e de seus dependentes, tais como nome, CPF, grau de parentesco, data de nascimento, endereço atualizado, cópia da última declaração, dados bancários para restituição, atividade profissional exercida; informações sobre bens, imóveis e contas do contribuinte (documentos de veículos, registro do imóvel, inscrição do imóvel em IPTU, resumos de conta corrente e aplicações financeiras); informes de rendimentos (do contribuinte e dos dependentes).

Fonte: JC

Mário Martins

Mário Martins, durante toda sua vida procurou defender os menos favorecidos, os pescadores, os moradores do bairro, moto-taxistas e os homens e mulheres do campo. Com seu Blog, tenta informar Afogados-PE e região sobre os principais acontecimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Envie sua Notícia