Brasil

Agentes de endemias serão usados para identificar sinais de violência.

  Equipe de agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) participou de uma iniciativa importante promovida pelo Núcleo de Proteção à Vítima de Violência (Nupav).

O evento ocorreu no auditório da Defensoria Pública Estadual do Estado do Tocantins (DPE-TO) na manhã de quinta-feira, 9, e teve como objetivo capacitar esses profissionais para identificar sinais de violência durante suas visitas de rotina e denunciá-los nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Além de desempenharem um papel fundamental no combate a doenças, os agentes de endemias também podem atuar como aliados na proteção e assistência às vítimas de violência, contribuindo para uma sociedade mais justa e segura. 

Cícero Vanderlei da Silva, agente de endemias com mais de 20 anos de experiência na área, é ciente da importância desse treinamento para a equipe, que segundo ele, agora está mais preparada para identificar e relatar casos de violência.

De acordo com Leyssane Marta Ayres Arruda, coordenadora do NUPAV, a capacitação dos agentes de Combate a Endemias é de extrema importância, uma vez que esses profissionais podem ter um papel fundamental na identificação e prevenção de situações de violência contra a mulher. 

Os agentes de Combate a Endemias são profissionais de saúde que têm contato direto com a população e, muitas vezes, são os primeiros a identificar sinais de violência”.

A coordenadora ressalta que é essencial que os agentes estejam capacitados para agir de forma adequada e encaminhar as vítimas para a Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência. 

“Ao capacitar esses profissionais, estamos garantindo que as vítimas recebam o atendimento adequado e que possam contar com um suporte especializado para lidar com a violência”, explica Leyssane.

Fonte: JASB

Mário Martins

Mário Martins, durante toda sua vida procurou defender os menos favorecidos, os pescadores, os moradores do bairro, moto-taxistas e os homens e mulheres do campo. Com seu Blog, tenta informar Afogados-PE e região sobre os principais acontecimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Envie sua Notícia