Brasil

Lula vai dar a Chico Buarque prêmio que Bolsonaro se recusou a entregar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai entregar o Prêmio Camões de Literatura a Chico Buarque.

A cerimônia está prevista para o fim de abril em Lisboa, quando o oficial visita o país, e acontece quatro anos depois do músico e escritor ser laureado.

Na ocasião, em 2019, Chico Buarque não recebeu a honraria, criada pelos governos brasileiro e português, porque Jair Bolsonaro, então presidente, se recusou a assinar o documento que certifica a premiação.

Lançada em 1988, o Prêmio Camões foi pensado para destacar autores da língua portuguesa e tem valor de € 100 mil, o qual é dividido entre as duas nações. A cerimônia é alternada entre os países, com os presidentes tradicionalmente assinando um diploma que certifica o prêmio.

Quando Chico Buarque foi anunciado como recipiente, Bolsonaro afirmou que a assinatura não estava em suas prioridades e que “31 de dezembro de 2026, eu assino”. Na ocasião, o ex-presidente supunha que poderia vencer o segundo turno das eleições de 2018.

Ainda assim, a falta da assinatura não impede a entrega do prêmio, e Chico já recebeu o valor de € 100 mil.

Mário Martins

Mário Martins, durante toda sua vida procurou defender os menos favorecidos, os pescadores, os moradores do bairro, moto-taxistas e os homens e mulheres do campo. Com seu Blog, tenta informar Afogados-PE e região sobre os principais acontecimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Envie sua Notícia