Congresso da Amupe: Merenda escolar de Afogados recebe prêmio de boas práticas na gestão pública municipal
Durante o 7º congresso Pernambucano de municípios, a Secretária de educação de Afogados, Wivianne Fonseca, apresentou a experiência exitosa do projeto “Merenda escolar e agricultura familiar: um diálogo que gera saúde”. O projeto recebeu o prêmio de reconhecimento em boas práticas da gestão pública municipal, na categoria Educação, cultura, esportes e lazer.
Com recursos do PNAE (programa nacional de alimentação escolar), a Prefeitura de Afogados tem ampliado a compra direta de produtos oriundos da agricultura familiar para a merenda escolar. Em 2023, 57% do total de recursos destinados pela Prefeitura de Afogados – R$ 825.443,20 – foram direcionados para a aquisição direta da produção da agricultura familiar do município, na compra de itens saudáveis como frutas, verduras e legumes selecionados.
Um outro “braço” do projeto é o suporte técnico de uma equipe de nutricionistas das Secretarias de Educação e de Saúde, que, com base no mapeamento do estado nutricional dos alunos, elaboram um cardápio todo especial visando potencializar a qualidade nutricional da merenda escolar ofertada, diariamente, na rede municipal de ensino, para mais de 6.500 alunos e alunas.
“Esse é um projeto que tem um grande impacto na vida de muita gente. Por um lado, investe recursos na economia local, gerando renda e dividendos para os nossos agricultores e agricultoras. Por outro, garante uma alimentação de qualidade, saudável e com alto teor nutricional na merenda escolar que fornecemos para os nossos estudantes,” destacou a Secretária de Educação de Afogados, Wivianne Fonseca. Durante a apresentação, a secretária esteve acompanhada da equipe gestora da merenda escolar de Afogados.