Mundotragédias

Seis mortes são confirmadas após terremoto no centro do Japão nesta segunda-feira (1º)

Seis mortes são confirmadas após terremoto no Japão.  Violentos terremotos sacudiram nesta segunda-feira (1°) o centro do Japão, provocando danos e tsunamis de mais de um metro de altura em algumas regiões, levando a população a fugir para terrenos mais altos.

O número de mortos no terremoto de magnitude 7,5 que sacudiu o centro do Japão no dia de Ano Novo aumentou para seis, confirmou a polícia na terça-feira (noite de segunda, 1, no Brasil). O sismo causou ondas de tsunami com mais de um metro de altura.

Um agente da Polícia de Ishikawa informou à AFP que as autoridades estavam investigando a descoberta de mais dois corpos, “um na cidade de Nanao e um no povoado de Shika”, depois da confirmação de quatro mortos após o abalo, registrado na costa de Honshu, principal ilha do arquipélago japonês.

Mais cedo, as autoridades haviam divulgado o registro de quatro mortes.

As autoridades instaram a população a se abrigar diante do risco de ondas gigantes.

“Estamos cientes de que suas casas e pertences são muito queridos para vocês, mas suas vidas são mais importantes do que qualquer outra coisa. Corram para as áreas mais altas possíveis”, fez um apelo um apresentador do canal NHK.

Pouco depois, as primeiras consequências começaram a ser sentidas nas costas. Ondas de 1,2 metro de altura atingiram o porto de Wajima, na península de Noto, às 16h21 (04h21 em Brasília).

A Agência Meteorológica japonesa (JMA) emitiu um alerta de tsunami com ondas que poderiam chegar aos cinco metros, mas posteriormente revisou-o para baixo.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacifco, com sede no Havaí, também informou algumas horas depois que o riesgo havia passado. “A ameaça de tsunami passou, em grande medida”, declarou a agência americana.

Folha PE

Mário Martins

Mário Martins, durante toda sua vida procurou defender os menos favorecidos, os pescadores, os moradores do bairro, moto-taxistas e os homens e mulheres do campo. Com seu Blog, tenta informar Afogados-PE e região sobre os principais acontecimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
× Envie sua Notícia