Afogados vai inaugurar Centro de Telemedicina nesta sexta
Prefeitos da região acompanharão lançamento. Modelo é inédito e pode ser levado à outras cidades
Dentro da programação da 40ª semana da maratona de inaugurações e entregas, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai inaugurar o Centro de Telemedicina e Saúde Digital.
Nos moldes em que está sendo realizada em Afogados, a iniciativa é pioneira no âmbito do SUS.
Serão incialmente 14 especialistas – com a perspectiva de ampliar para 26 – das mais diversas áreas da medicina, que estarão à disposição para atender a população, reduzindo a fila de espera por uma consulta e diminuindo os custos com transporte fora do domicílio.
As consultas serão realizadas através da tela de uma televisão, conectada à internet, e com acompanhamento presencial de um profissional de saúde, caso o paciente permita.
Os detalhes do funcionamento serão apresentados nesta sexta, durante a inauguração, que está prevista para ocorrer às 10h, na rua Cleto Campelo, por trás da UBS Mandadaru I, ao lado da Câmara Municipal.
Após a inauguração, as autoridades presentes se dirigirão à câmara municipal, onde serão realizadas as falas.
Prefeito falou do programa no Debate das Dez: o prefeito Sandrinho Palmeira defendeu a resolutividade do projeto, afirmando que haverá acesso a especialistas que não estão presentes no interior, reduzindo tempo e custos com TFD.
O Debate ainda teve o Secretário Arthur Amorim e Alexandre Cunha, Diretor Médico da Tech+Saúde, empresa que traz o projeto a Afogados da Ingazeira.
Grande parte dos prefeitos da região estarão no lançamento. Muitos estão observando o desenvolvimento do projeto em Afogados e podem levar às suas cidades. Segundo Alexandre Cunha, há possibilidade de levar o projeto a todas as cidades do Estado.
“São 1.200 médicos a serviço da plataforma. Atendimentos que esperavam meses acontecem de forma rápida”, disse.