Saúde

Casos de dengue crescem 59,5% no começo de 2023 em Pernambuco

O ano de 2023 começou com aumento no número de casos de dengue em alguns Estados brasileiros. 

Segundo os dados mais recentes do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Pernambuco, o número de casos prováveis de dengue aumentou 59,5% no Estado este ano (considerando dados até 11 de fevereiro), em comparação com o mesmo período de 2022. 

Em Pernambuco, também até o dia 11 de fevereiro, foram notificados 2.037 casos suspeitos de arboviroses. Entre eles, 1.446 de dengue, 493 de chicungunha e 98 de zika.

Dentro dos notificados, 1.051 são casos prováveis de dengue. Esse número, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, representa um aumento de 59,5%.

Foi identificado o sorotipo DENV-1 nos municípios de Exu e Petrolina, ambos no Sertão do Estado.

Do total de casos registrados de arboviroses, 17 eram mulheres gestantes com suspeita das doenças. Oito delas realizaram coleta para análise laboratorial, totalizando 24 exames: 1 foi positivo para dengue, 5 tiveram resultado negativo para chicungunha e 6 obtiveram resultado negativo para zika.

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Pernambuco também relata aumento nos casos de zika (31 casos prováveis, representando aumento de 158,3%) no período analisado.

Já em relação à chicungunha, houve uma diminuição de e 53,3% (351 casos prováveis). 

Fonte: JC

Mário Martins

Mário Martins, durante toda sua vida procurou defender os menos favorecidos, os pescadores, os moradores do bairro, moto-taxistas e os homens e mulheres do campo. Com seu Blog, tenta informar Afogados-PE e região sobre os principais acontecimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Envie sua Notícia