Pernambuco

Amupe será comandada por uma mulher pela segunda vez em sua história

Após longas e exaustivas reuniões, uma na sexta e outra ontem, enfim, os prefeitos Marcelo Gouveia e Márcia Conrado se entenderam e vão registrar uma chapa do consenso, com a gestora de Serra Talhada como presidente e o prefeito de Paudalho na vice. O primeiro gesto foi convencer Rodrigo Pinheiro (Caruaru) a desistir da disputa. 

Depois veio a costura para levar Marcelo para o segundo ano do biênio, Márcia vai renunciar para tocar sua reeleição, ou seja, cada um ficará um ano no comando da instituição. A alternância na presidência foi o prato principal para fecharem o entendimento. Inicia-se com Márcia Conrado em 2023 e, em seguida, Marcelo assume o comando da Associação em 2024.  

Desde o primeiro momento, Márcia tinha a preferência da governadora Raquel Lyra (PSDB), que foi uma das maiores incentivadoras para que ela entrasse na disputa. A vitória do consenso com Márcia na presidência é também fruto de um gesto de grandeza dos Gouveias para com o novo Governo. A eleição está marcada para o dia 28 deste mês e deve sacramentar a volta de uma mulher ao comando da Amupe após 20 anos. A primeira presidente foi a ex-prefeita de Arcoverde, Rosa Maria Lins, em 2003.

CONSOLIDANDO A BASE – A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu no Palácio as bancadas estaduais de vários partidos de olho na formatação de sua base governista na Assembleia Legislativa. Para ter uma tranquilidade nas pautas que enviará à Casa de Joaquim Nabuco, ela precisa ter um quantitativo considerável de deputados governistas. 

INVESTINDO NA EDUCAÇÃO – O prefeito Edilson Tavares, de Toritama, vem se destacando na região pelos investimentos que vem fazendo na educação do seu munícipio. Foram entregues mais de 8 mil kits escolares, além da aquisição de novos ônibus para o transporte escolar e de outros investimentos nas escolas. Edilson faz uma das gestões mais bem avaliadas do Agreste. 

SUDENE – Após muitas especulações, o nome que deverá presidir a Superintendência do Nordeste (Sudene) sairá do ninho do senador Humberto Costa (PT). O mais cotado hoje é Diego Pessoa, ex-secretário-executivo de Agricultura de Pernambuco e atualmente um dos diretores do Consórcio Nordeste. Pela força de sua influência, Humberto conseguiu “botar terra” no nome de Marília Arraes (Solidariedade), que tinha o cargo sinalizado por muitos do PT nacional. Do jeito que vai, Marília poderá ficar a ver navios.

RÁPIDAS 

FEIRA NOVA – No grupo do prefeito Danilson Gonzaga, a disputa interna está grande para quem vai se viabilizar para ser o sucessor do atual governo. Com a gestão bem aprovada e muitas entregas, ser o candidato de Danilson é quase um pule de dez para ser o próximo prefeito. 

CARNAVAL À VISTA –  O Governo de Pernambuco divulga, através de coletiva à imprensa, todo o planejamento operacional para o Carnaval de Pernambuco 2023. A exposição será feita pelos secretários Silvério Pessoa (Cultura), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Regina Célia (Mulher), Zilda Cavalcanti (Saúde) e Carla Patrícia (Defesa Social).

AMPLIANDO AS BASES – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) recebeu o apoio da prefeita de Camutanga, Thalita Fonseca. Com essa adesão, Da Fonte amplia consideravelmente o número de prefeitos que estão no seu grupo político. 

PINGA-FOGO: Quantos deputados estaduais ficarão na base do Governo?

Fonte: Blog do Elielson

Mário Martins

Mário Martins, durante toda sua vida procurou defender os menos favorecidos, os pescadores, os moradores do bairro, moto-taxistas e os homens e mulheres do campo. Com seu Blog, tenta informar Afogados-PE e região sobre os principais acontecimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Envie sua Notícia