Elias Silva é eleito Coordenador Regional do Comitê da bacia do São Francisco


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, órgão colegiado que delibera sobre políticas de gestão das águas em sete estados – Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe – além da área de influência da Transposição, realizou nesta terça-feira (17), em Belo Horizonte, sua Plenária Nacional.
Na pauta, a definição dos novos dirigentes do colegiado, que passa a contar com Presidente, Vice-Presidente, Secretaria e quatro Coordenações Regionais, compondo a Direção Colegiada. O Comitê reúne representantes de 503 municípios da Bacia.
No Submédio São Francisco, que abrange municípios da Bahia e de Pernambuco, foi eleito como coordenador o afogadense Elias Silva. A região envolve mais de 96 municípios e é marcada pela presença de povos indígenas (só em Pernambuco são mais de 96 mil aldeados), quilombolas, ribeirinhos, pescadores, além de setores como indústria, mineração e demais usuários das água do Velho Chico.
Em suas primeiras declarações após a eleição, Elias Silva destacou: “Minha primeira pauta será articular uma reunião com todas as dioceses da região para tratar da pauta das águas e do meio ambiente. Em Pernambuco, de 10 dioceses, 6 estão na regional. Esse momento representa a esperança de ver o Pajeú vivo de novo. Vamos lutar pelo saneamento dos 27 municípios do Pajeú e buscar uma vazão ecológica para perenizar o rio e vê-lo vivo novamente. Essa é a minha meta.”
Com mandato de quatro anos, Elias Silva terá a missão de articular ações estratégicas para o Pajeú e demais cidades da região, incluindo investimentos em saneamento, reflorestamento, abastecimento de água e outras demandas prioritárias.
Até então, a coordenação era exercida por Cláudio Ademar, da Bahia, que agora assume a Presidência do Comitê do São Francisco. A eleição da nova direção contou com o apoio dos governos da Bahia e de Pernambuco, além do consenso de entidades federais e organizações representadas no colegiado.