Ajuda contra invasão russa Biden e Zelensky anunciam pacote bilionário e envio de mísseis dos EUA à Ucrânia
Mais dinheiro para enfrentar os russos
Os Estados Unidos fornecerão 1,85 bilhão de dólares em assistência militar adicional para a Ucrânia, incluindo a transferência do Sistema de Defesa Aérea Patriot, disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em comunicado nesta quarta-feira.
O anúncio ocorre num momento em que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, está a caminho de Washington na quarta-feira para se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden, e discursar no Congresso em sua primeira viagem internacional conhecida desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, 300 dias atrás.
A assistência inclui um crédito de 1 bilhão de dólares para fornecer à Ucrânia “capacidades expandidas de defesa aérea e ataque de precisão” e 850 milhões adicionais em assistência de segurança, disse Blinken.
Agradecimentos na Casa Branca
Joe Biden deu as boas-vindas à Casa Branca ao líder ucraniano com renovadas garantias de apoio dos EUA em meio à contínua investida da Rússia contra a Ucrânia.
“Obrigado antes de tudo”, disse Zelensky ao presidente dos Estados Unidos. “É uma grande honra estar aqui”.
Em um aperto de mãos histórico, Zelensky encontrou Joe Biden. Foi o primeiro compromisso do presidente ucraniano após chegar aos EUA. Ele ainda dará entrevista coletiva e falará a congressistas.