BrasilPernambuco

CONACS faz 1ª. faz convocação em defesa da Insalubridade em 40%, Aposentadoria Especial e Desprecarização.

 A direção da CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde esteve reunida do dia 15 ao dia 18 de março, realizando os seus planejamentos, visando estabelecer a melhor estratégia para atingir os objetivos das pautas prioritárias para os agentes comunitários de saúde (ACE) e de combate a endemias (ACE) de todo o Brasil.

Ontem, Ilda Angélica Correia, presidente da Confederação, fez uma Convocatória Geral. A direção da instituição que representa os ACS e ACE a nível nacional deferiu a realização da Primeira Grande Mobilização Nacional em defesa dos interesses das duas categorias. 

A Mobilização ocorrerá em Brasília, nos dias 8, 9 e 10 de maio. O objetivo é a regulamentação da Aposentadoria Especial, elevar o Adicional de Insalubridade ao grau máximo e pela desprecarização do vínculo dos agentes (confira a fala de Ilda no vídeo abaixo!).

Aposentadoria Especial

A Emenda Constitucional 120/2022 garante a Aposentadoria Especial aos agentes comunitários e de combate às endemias, contudo, o texto da Emenda precisa ser regulamentado. Já há um Projeto de Lei visando garantir tal regulamentação, ou seja, buscando estabelecer uma lei que garanta os 100% da Aposentadoria das duas categorias. A finalidade é que os agentes se aposente recebendo o mesmo salário dos agentes da ativa. Atualmente o ACS e ACE recebem apenas um salário mínimo na aposentadoria. 

Adicional de Insalubridade ao grau máximo

A Emenda 120/2022 também garante Adicional de Insalubridade, contudo, não estabelece em qual grau. Assim sendo, também é necessário que uma Projeto de Lei regulamente o grau máximo, ou seja, em 40% para todos os agentes comunitários e de combate às endemias. A base de cálculo deve ser sobre os 2 salários mínimos. Hoje essa insalubridade seria R$ 1.041,60 (pouco mais de um mil e quarenta e um reais e sessenta centavos).

A CONACS precisa de cada ACS e ACE

A Confederação Nacional não pode fazer nada sozinha. Ela precisa da participação de cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias para fazer a diferença. É importante que todos os interessados nas pautas descritas acima sejam protagonista da mudança que desejam.  

Ouça o vídeo da Ilda Angélica;

Fonte: JASB

Mário Martins

Mário Martins, durante toda sua vida procurou defender os menos favorecidos, os pescadores, os moradores do bairro, moto-taxistas e os homens e mulheres do campo. Com seu Blog, tenta informar Afogados-PE e região sobre os principais acontecimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Envie sua Notícia